Busca avançada
Carrinho vazio
Acompanhe seu pedido

Notícias

POETA BOM DE BOLA

POETA BOM DE BOLA

UM DOS PRINCIPAIS NOMES DA LITERATURA BRASILEIRA, ARMANDO FREITAS FILHO FALA DA...

Leia mais

Canal Scriptum

Saiu na Mídia

Leia um trecho do nosso editorial "Guimarães Rosa: Os “Modernos” e as Rugas". O texto completo pode ser encontrado em nossa página do Facebook.

(...) O curioso é que estas pessoas que liberam estes empreendimentos, destruindo a memória de um centro urbano e seus personagens que marcaram período importante da história desta cidade, de apenas 117 anos, são os mesmos “modernos” que em viagem ao exterior se gabam de ter ido a Buenos Aires e conhecido o bairro, a casa de Borges e a livraria que ele frequentava. Para ser mais antenados, se podem ir a Paris, fazem questão de se fotografarem no Café que Sartre frequentava, visitam o cemitério onde cânones da literatura francesa estão enterrados. Estas são as pessoas que acham que casas e bairros de 60 e 80 anos não têm valor histórico nem constituem a memória de BH.

Se de forma alegórica na bíblia acontece a multiplicação dos pães, a prefeitura de BH, pela incompetência e incapacidade de planejar, realiza concretamente a multiplicação do IPTU. Por isso a Casa de Guimarães e outras construções de importância histórica são colocadas no chão sem nenhuma cerimônia, sem respeito à nossa memória. A incompetência e o conformismo de não pensar em longo prazo traz consequências tanto material quanto imaterial. O tempo cobra o seu preço, seja ecologicamente ou na impossibilidade de identificar os símbolos de sua aldeia. Sobra uma memória de gelatina. As ruínas e os acontecimentos trágicos na cidade também fazem parte de construção da nossa história.

É puro provincianismo achar que grandes prédios, de gosto duvidoso, nos tornarão mais integrados e modernos. Se fosse assim Londres, Berlim e Paris não seriam cidades cosmopolitas. Suas construções medievais, renascentistas e Barrocas já deveriam ter sido colocadas a baixo.  A modernidade se faz com memória, onde os traços da nossa história podem ser revisitados.

Receba novidades

Joomla : Livraria e Editora S
Pin It
Todos os preços e condições deste site são válidos apenas para compras nesse site e não se aplicam nas Lojas Físicas.
Destacamos que os preços previstos no site prevalecem aos demais anunciados em outros meios de comunicação e sites de buscas.
LIVRARIA E EDITORA SCRIPTUM - CNPJ/MF sob o nº 01.782.907/0001-12, IE 062637943
Rua Fernandes Tourinho, 99 - Belo Horizonte (MG) - CEP 30.112-000 (31) 3223.1789 / 7226 / 9951.1789 scriptum@scriptum.com.br
Animus Web